domingo, 26 de junho de 2011

FORO NORDESTE DE SEGURANÇA PÚBLICA

Foi um sucesso!!!
Aos Guardas Municipais nordestinos...
Meu eterno agradecimento pelo carinho com que fui recebido...
Até hoje me emociono quando recordo a recepção pelo auditório em pé ao anunciar meu nome.
Obrigado
Que Deus abençoe a todos.

COMEÇAR O COMEÇO

Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: - “pai, começa o começo!”. O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.
Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas “tangerinas” são outras. Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.
Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis......
Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava à certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.
Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus:
“Pai, começa o começo!”. Ele não só “começará o começo”, mas resolverá toda a situação para você.
Não sei que tipo de dificuldade eu e você encontraremos pela frente, em nossas vidas. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: “Pai, começa o começo!”.



- recebi este texto pelo e-mail de uma amiga especial.
- Desconheço o(a) autor(a);
- Compartilho com todos por me sensibilizar com a mensagem: Pai, começa o começo?

quinta-feira, 9 de junho de 2011

DEUS QUER QUE EU SEJA FELIZ!!!


DEUS QUER QUE EU SEJA FELIZ!!!
"Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta."(Carl Young)

Deus quer que eu seja feliz!!!
Eu mereço ser feliz...
Já pensei assim...
Já agi sob esse slogan!
Pago o preço até hoje!!!
Não sabia que a felicidade é fruto do merecimento...
Ignorava que merecimento é uma conquista...
Não relacionava CONQUISTA com Luta, perseverança, sacrifícios, fé...
Eu só queria ser feliz...
Pois Deus quer que eu seja feliz!!!
Quantas vezes esse pensamento me dominou?
Quantas vezes sucumbi sob esse pensamento?
Na verdade...
Esse pensamento apenas encobria a minha fraqueza...
O meu egocentrismo...
A minha falta de fé!!!
Quando nos formamos... desejamos ser felizes...
Quando conseguimos um emprego..., desejamos ser felizes...
Quando nos casamos... desejamos ser felizes...
Quando temos nossos filhos... desejamos fazê-los felizes...

Mas...
O que é ser feliz?
Ser feliz é viver em paz...
Ter uma vida Saudável...
Realizado..., Radiante..., Esperançoso...
Viver com quem ama... e por quem é amado!
Será esta a essência da felicidade?


Na verdade, não nascemos por acaso...
Nem viemos neste mundo pra sofrer...
Deus, nosso Pai, jamais nos colocaria no mundo apenas pra sofrer...
A não ser que houvesse um motivo, um objetivo a ser alcançado com nosso sofrimento...

Ora, se Deus não nos colocou no mundo  para sofrer...,
Então Ele quer que sejamos felizes...

Todavia, ser felizes a que preço?
Não ser feliz no casamento...
A lógica diz que devemos procurar uma nova união,
Pois Deus quer que eu seja feliz!!!


Mas...
Como ser feliz provocando a infelicidade de outras pessoas...
E até dos demais membros da família num caso de divórcio, por exemplo...

Muitas vezes, na vigência do casamento, o cônjuge vai buscar fora do casamento a tal felicidade...
Mas como ser feliz se este tipo de solução, com certeza,  causará dor ao outro cônjuge e repercutirá nos demais membros da família?

Quantas vezes, sem querer...,
sem sentir o real alcance ou real motivo de nossa "busca da felicidade"...
causamos infelicidade a terceiros e, principalmente às pessoas que mais nos amam...

A felicidade é o merecimento daqueles que honram, obedecem e confiam no Senhor Deus (Provérbios 16:20; 28:14; 29:18). Não é a busca da felicidade que traz a felicidade mas a busca da vontade de Deus.

Deus quer que sejamos felizes?
- logicamente que sim!!
Mas não a qualquer preço!!!
Muito menos usando a expressão: "Deus quer que eu seja feliz" para justificar nossas intenções egocêntricas...,
Sim, pois é comum, mesmo que inconscientemente, usarmos a expressão "acho que Deus quer que eu seja feliz" apenas para justificar nossa falta de compromisso para com o próximo, esquecendo que somos responsáveis pelo que cativamos.( Pequeno Príncipe). Assim nos sentimos confortáveis ou tolerantes com a nossa própria imoralidade, apostasias, infidelidade, avareza, falta de solidariedade, etc.

Ignoramos que "a tal felicidade"  tão  sonhada só poderá ser  conquistada se observarmos os ensinamentos, princípios e os valores estabelecidos pelo Criador.

A experiência me mostrou que os valores cristãos, juntamente com a fé e a prática da fé cristã que nos dá e fortalece a nossa convicção de que a felicidade é uma conquista daqueles que se abrigam na graça de Deus.
Sem a graça Divina  em nossa vida todos seríamos infelizes. A sua vontade é "boa, agradável e perfeita" (Rm.12:2).

Portanto, chave da felicidade verdadeira e duradoura está nos caminhos abençoados por Deus: "Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem" (Eclesiastes 12:13), "Bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR!" (Salmo 144:15).
Ser feliz é sentir-se filho de Deus...
Sentir-se filho de Deus é se sentir amparado...
Se sentir amparado é se sentir com a consciência em paz....
com a sensação da missão cumprida sob os mandamentos do Senhor!
O Certo é certo, mesmo que ninguém faça! 
O errado é errado, mesmo que todo mundo o faça!!

(Artigonal SC #4883579)

A MELHOR GUARDA MUNICIPAL DO BRASIL

A Melhor GCM do Brasil

Como podemos definir a melhor corporação municipal Brasileira? Quais os critérios, índices ou benefícios para essa eleição? Atuação comunitária exemplar, atendimento de ocorrências diversas, amparo ao morador de rua, atenção para com o menor infrator, apoio a agentes municipais, proteção escolar, combate a pirataria e ao comércio irregular, operações em conjunto com outras forças de segurança? de fato um pleito de difícil definição.

Sem mais delongas, pretendo ir direto a resposta, que em minha humilde visão contempla, ou melhor, se sobrepõe a todas acima descritas. A melhor GCM do Brasil é aquela em que eu (nós) atuo (atuamos), e de que maneira isso ocorre? Simples! A corporação é um retrato da minha pessoa, o que eu faço, como encaro os desafios, minha postura face as adversidades e contratempos, o que me motiva e dá sentido a vida. Meu amigo, se temos uma profissão, além de extrairmos dela nosso sustento, e conforme suas diretrizes acabamos por passar a maior parte do nosso dia e vida consequentemente, dessa forma e a meu ver, o melhor caminho é a dedicação, praticamente devoção ao melhor fazer. Sim, soa um tanto quanto alienado, mas tentarei explicar.

Penso que não adianta ficar descontando em outras pessoas minha insatisfação, ninguém é culpado pelo meu estado socioeconômico, além de mim mesmo. O munícipe, o maquinista, a pessoa que pisa no meu pé na condução, o motorista que me deu uma fechada no trânsito, o padeiro que, distraído, deixou a massa do pão passar do ponto, a minha companheira (o) de posto ou de VTR, esposa/marido/filhos/pai/mãe/irmãos/amigos ou o executivo que determina um novo horizonte para minha chefia a qual devo seguir. É possível solicitar entendimento, explicação, compreensão de uma ordem, mandato, pedido. Assim como um eventual e ponderado questionamento acerca do melhor fazer, porém nem todos os dias agimos da mesma maneira ou temos a mesma capacidade de interpretação, em uns dias estamos mais tolerantes, em outros mais estressados, entretanto, seja profissionalmente ou nos relacionamentos particulares, o que nos dá o direito de culparmos a quem quer que seja por nossos eventuais fracassos? Nada! Essa é uma postura que não cabe a ninguém.

Sendo assim, a melhor corporação do mundo é aquela em que atuo, dando o meu melhor, respeitando as diferenças, ultrapassando as barreiras diárias, valorizando cada conquista, por menor que seja, seguindo bons exemplos, e estendendo a mão para quem vem atrás. Sempre com um sorriso no olhar que denuncia a nobreza interior e positividade da alma, positividade esta que pode ser abalroada de vez em quando, mas que não se deixa abater e é responsável por uma reação frente a insistentes batalhas diuturnas que inevitáveis como são, ao menos nos fazem mais fortes e sábios. Sabedoria que deve ser utilizada não só para ganharmos mais por mais, com o único fim de ostentação, mas, também, para transformarmos o nosso entorno em um lugar melhor para se viver, além-claro, de nos blindar contra os ataques dos pessimistas.

Portanto, desejo a você companheiro (a) Azul Marinho, que sua vida seja repleta de força, luz, paz, alegria, sabedoria, discernimento, perseverança e que apesar das novas e velhas diretrizes, possamos adequá-las, nos dedicando ao máximo para obtermos o melhor, que só é destinado para aqueles que se empenham, respeitam e amam o que fazem.

-- 
GM Fabio
Setor de Projetos, Convênios e Comunicação Social da Guarda Civil Municipal de Itapeva-SP

Secretaria Municipal de Defesa Social
Fones: (15) 3522-3192 ramal 224 / (15) 3522-0212