sábado, 6 de junho de 2015

AMIGOS, CONHECIDOS, COLEGAS OU COMPANHEIROS DE FACE?


AMIGOS, CONHECIDOS, COLEGAS OU COMPANHEIROS DE FACE?

Amor ao próximo é compatível com amizade?
"Amarás ao próximo como a ti mesmo"(Mateus, 22:39);
Como falar ao amigo e à amiga -"Eu te amo", sem ser maliciosamente interpretado?
É possível isso? Nossa cultura permite?

"Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão" (Provérbios 17:17)

Afinal, o que é uma amizade nos dias de hoje?
Como ser AMIGO de alguém que não conhecemos sequer, seus gostos, seus ideais, seus infortúnios, seus hábitos cotidianos, enfim sem saber como ele está neste exato momento?

Ou Amigo é somente aquele que em dados momentos nos serve? que nos socorre? que atende nossos interesses?

Quando um amigo ou amiga se distancia um do outro e apenas perguntam um do outro de forma protocolar, mas sem estar interessado de fato sobre a vida do outro, até para não se envolver, não gerar compromisso e só se encontram para compartilhar dos momentos de diversão, de prazer, de confraternização protocolar, isso é amizade? OU é apenas um círculo social de conhecidos e colegas para descontração, bate-papo, enfim, apenas um happy hour descompromissado?

A amizade sincera deve ser mútua e cúmplice: "Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?" (Amós 3:3).

O amor que une duas pessoas em AMIZADE permite que uma seja franca com a outra, sem ferir suscetibilidades, pois a força do amor as une: "Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo" (Provérbios 27:17).
Destaquei AMIZADE porque ela implica em conhecimento mútuo de hábitos cotidianos, ideais, histórico de vida cuja união se dá pela confiança mútua entre ambos ou círculo. "... há amigo mais chegado do que um irmão" (Provérbios 18:24)

Mas, e o CONHECIDO, o COLEGA, o COMPANHEIRO, enfim o "CHEGADO", são menos importante que o AMIGO?
Não! Na verdade, cada um tem seu papel de fundamental importância para o convívio social e realização pessoal. Participar de um evento onde não tenha conhecidos, colegas ou companheiros para, juntos, participar, se divertir, trocar experiências, é muito desconfortável e frustrante. Surge a expressão "não ter amigos", na verdade, não ter companheiros nem conhecidos para compartilhar aquele momento social.

CONHECIDOS, COLEGAS e COMPANHEIROS constituem o nosso universo de relacionamentos, onde as trocas de ideias, de experiências e de expectativas, nos permite criar projetos pessoais e coletivos. Por exemplo, as mobilizações viabilizadas pelas redes sociais. Em dado momento, um conhecido, ou colega ou companheiro, quando menos esperamos, pode nos estender a mão!
Normalmente, ao meu ver, o relacionamento entre conhecidos, colegas e companheiros se fundamenta no espírito de solidariedade, de companheirismo e/ou de interesses/objetivos comuns e até de competitividade.
Culturalmente, um coleguinha de classe de nossos filhos, o chamamos de amiguinhos... na verdade, ainda não são amiguinhos, são coleguinhas de classe.
Bullying não se dá exatamente entre amigos, mas entre colegas, conhecidos e até de companheiros...

Um amigo não entra do Face do outro para bisbilhotar, difamar, injuriar ou caluniar. Um amigo se sente feliz com o sucesso do outro e, também sofre com os insucessos do amigo.

Amizade embute amor. E amor entre duas pessoas não que dizer amor carnal... caso contrário não existiria o amor maternal, paternal, filial, familiar. Segundo palavras de Jesus: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. Não existe mandamento maior do que estes".(Marcos 12:31)

Encerrando esta reflexão entre amizade em seu sentido verdadeiro e o amor, cito João, 15:13: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos"
Eu gostaria muito de poder dizer às minhas amigas e amigos que os amo...
Porque se Deus não me presenteasse com suas existências, eu não seria quem sou...
Mas... a nossa cultura permite?
AMIGO SE É NA GLÓRIA E NA DOR...

Amigo é coisa para se guardar

Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção...
(Canção da América, - Milton Nascimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário