sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Brasil tem o maior número de homicídios do mundo, afirma ONU


Brasil tem o maior número de homicídios do mundo, afirma ONU

Brasil tem o maior número de homicídios do mundo, afirma ONU
Considerando o tamanho da população, o Brasil tem a terceira maior taxa de homicídios da América do Sul. Só é pior na Venezuela e na Colômbia.

A ONU divulgou um relatório que revela como estamos vivendo. Ou melhor: quantos estão morrendo. O Brasil tem o maior número de homicídios do mundo em números absolutos. O perfil mais comum da vítima é o homem jovem.

O relatório tem outros destaques, um deles positivo para São Paulo. Usando dados do Ministério da Justiça, o relatório mostrou que a taxa de homicídios na cidade caiu de 20,8% para 10,8% em cinco anos.

Alagoas também está no relatório, mas os números não são bons. O estado tem mais de 60 homicídios em cada cem mil habitantes. O Bom Dia Brasil foi para as ruas mostrar como as pessoas convivem com a violência.

À noite, a população se esconde. “Homicídio, assassinato, assalto, aqui tem demais. Eu mesmo não passo das 21h na rua”, lembrou um rapaz. De acordo com o estudo das Nações Unidas em todo o mundo, o Brasil é o país com o maior número de assassinatos. “Tem ocorrido muito por aqui. Na minha rua já aconteceu dois assassinatos”, disse a estudante Abigail Barbosa.

A pesquisa também fez estatísticas proporcionais. Considerando o tamanho da população, o Brasil tem a terceira maior taxa de homicídios da América do Sul. Só é pior na Venezuela e na Colômbia. Aqui são 22,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes. “Muitos colegas da gente já foram assassinados, a gente vai fazer o quê?”, indaga o funcionário público João Doroten.

Alagoas é apontado como o estado mais violento. Em São Paulo, o número de homicídios caiu. “Polícia na rua, polícia comunitária perto da população, trabalho social envolvendo organizações não governamentais, sociedade civil, desarmamento e investigação trazem resultados”, declarou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A ONU aponta que, onde há desigualdade social, poucos ricos e muitos pobres, o risco de crimes violentos é quatro vezes maior. O estudo diz que, quando a economia piora, a violência pode aumentar. Durante a crise financeira de 2008, houve um número maior de assassinatos em alguns países. “O desemprego deixa as pessoas desorientadas”, disse o sapateiro Edson.

Além de falta de dinheiro, tem as drogas. “Desigualdade e também regiões onde tem um narcotráfico, um crime organizado mais intenso. Essas duas razões são as principais razoes da violência no Brasil”, disse Bo Mathiasen, representante da ONU sobre drogas e crime.

A maior parte dos crimes com mortes são por armas de fogo. Homens e jovens são as vítimas mais comuns. “Se ele não pagar o traficante, o traficante mata”, contou um senhor.

Segundo o levantamento, na Europa e na Ásia, 5% das mortes por armas de fogo têm relação com tráfico de drogas. Nas Américas, sobe para 25%. “Envolvimento com tráfico de drogas, dívida de droga ou alcoolismo ou briga de bar, esse tipo de coisa”, lembrou o delegado Felipe Socha.

“Há uma série de fatores que temos de atacar. A impunidade, por meio do aperfeiçoamento das nossas polícias, do desenvolvimento de atividades de investigação mais adequadas, como, por exemplo, com o fornecimento de equipamentos e de ações periciais mais céleres, mais competentes”, afirmou o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

O número de homicídios com armas de fogo confirma a necessidade das campanhas de desarmamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário