sábado, 15 de outubro de 2011

O FUTURO DAS GUARDAS MUNICIPAIS COMANDADAS POR GUARDAS

Lamentáveis certas declarações de pessoas que se dizem especialistas em segurança pública, ao firmar na mídia que a atuação das Guardas Municipais não faz diferença alguma para a segurança pública municipal. Há até há declaração, no mínimo equivocada, de um Cel. comparando a atuação das Guardas Municipais á dos "flanelinhas"!!!
É público e notório, de norte a sul no Brasil, que as Guardas Municipais sempre chegam quando chamadas. Em muitos casos, é sabido que a PM escolhe ocorrência. Procuram evitar as que chamam de M.O (mão de obra, que são exatamente aquelas de auxílio ao publico, que as Guardas desenvolvem com muito carinho e competência!) É senso comum de que as guardas sempre chegam primeiro.
Estranhamente, não raro, além de chegarem depois da ocorrência já estar sendo atendida, ainda querem conduzi-la para o plantão policial, como se eles (PMs) tivessem feito o atendimento, e desta forma incluir em seus registros, bancos de dados e estatísticas.
O número de ocorrências registradas pelas Guardas Municipais, em muitos municípios, supera aos da PM.
Merece destaque, por exemplo, os sequestros da filha do Silvio Santos (Cotia) e da mãe do jogador Gratite (Artur Nogueira). Ambos cativeiros foram localizados pelas Guardas Municipais desses municípios.
Diariamente, de leste a oeste neste país há registros de flagrantes de todos os tipos feitos por Guardas Municipais. Basta dar um olhadinha nos inúmeros blogs de Guardas Municipais na Net.
Alegar que as Guardas, tanto faz existirem ou não, que em nada altera a qualidade da segurança pública municipal é no mínimo estar mal informado ou se desqualificar como especialista e se classificar como "achista"!

Por outro vértice, as Guardas Municipais tem sua responsabilidade por estas divulgações inconsequentes.

Na verdade, as Guardas não foram capazes, até o momento, de se UNIREM para adotar e implantar um sistema único de registro de ocorrências e banco de dados.
Cada Guarda ou cada região, trabalha e registra as ocorrências do seu jeito, impossibilitando uma tabulação, gráficos, análises estatísticas e avaliações metodológicas de suas atuações. Daí impossibilitando uma divulgação consistente que venham fazer frente aos comentários sem fundamentos no mídia. Ora se as afirmações estão longe da realidade, desmentir sem dados também não conseguem demonstrar a realidade!

Há muita fogueira de vaidades envolvendo os comandos das Guardas Municipais. O próprio Conselho nacional das Guardas Municipais que deveria promover esta unificação de dados, teve à sua frente nos último 4 anos, uma direção personalista que impediu a implantação de um sistema simples, barato e único interligando todas as Guardas.

Enquanto isso, fica um vácuo que os "especialistas" a serviço de outras instituições, sejam públicas ou privadas, ocupam divulgando inverdades ou meias verdades disseminando insegurança para a população e abatendo a auto-estima dos Guardas.

Mais uma vez, chamo atenção: As associações e lideranças devem promover mais eventos de conscientização da categoria do que eventos de simples e inconsequente mobilização.
Os Guardas Municipais necessitam muito mais de informação para consolidação de sua identidade profissional de forma clara e objetiva do que de mobilizações onde palavras de ordem são ditas, mas muito pouco contribuem para consolidar a identidade do profissional guarda municipal.

Temos que ter em mente o futuro das Guardas sendo traçado pelos próprios Guardas.

Mas para isso o Guarda, futuro gestor, deve estar bem informado e conscientizado, assim como a própria categoria como um todo, para saber exigir e se impor. Daí repito, a importância de eventos de conscientização, de formação, de capacitação e, principalmente, de gestão.

Em Mangaratiba-RJ tivemos um encontro de Guardas da Região Costa Verde do estado, que reuniu Guardas de 25 Municípios. Foi um sucesso!!! Foi um evento que durou o dia todo levando conhecimento, informação positiva, conscientização. Os próprios Guardas ficaram impressionados com a carga de informações e de conhecimentos adquiridas no evento.
É deste tipo de evento que as Guardas Municipais estão carentes.
A Guarda Civil Metropolitana e São Paulo está promovendo a ESCOLA DE COMANDO DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA. Uma iniciativa ímpar, onde tenho a honra de ser um dos instrutores!
Estou me disponibilizando a levar este curso para todo o Brasil, norte, nordeste, pois acredito que é a melhor forma da Guarda ser comandada com competência pelos próprios Guardas Municipais. Aliás, já que as PMs são referência, eles possuem suas academias que geram os comandantes futuros.
Está na hora de pensarmos em formar nossos futuros comandantes.

Me impressiona o enorme número de Guardas procurando informações e...
em contrapartida, a ausência de gestores de Guardas Municipais se informando ou interessados...

Daí a conclusão: Os Guardas Municipais de carreira é que devem se preparar, por meios próprios, para se capacitar para assumir o comando das GMs, mesmo contrariando interesses de alguns gestores da atualidade, pois se depender do interesse de muitos gestores, a Guarda continuará da forma que está e algumas poderão até piorar...
è triste escrever isto...
Mas o alerta tem que ser dado!

Um abraço a todos

3 comentários:

  1. MUITO BOM SENHOR,estou de pleno acordo com suas colocações.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, a ONU pede uma reforma completa do sistema policial brasileiro. Inclui a desmilitarização, mas este não é o foco principal. Na verdade não se concebe policiamento militar de civis. Em nenhum país desenvolvido isso ocorre. Por isso é até mais fácil explicar para um europeu, ou israelense, que a Guarda Municipal é a Polícia do Município. Porque na verdade é esse de fato o papel preponderante das Guardas Municipais.
    Acessem o link: http://aderivaldo23.wordpress.com/2008/09/15/onu-pede-reforma-completa-da-policia-brasileira

    ResponderExcluir
  3. Sou GCM aqui em Cosmópolis, prestei serviço na polícia civil durante quatro anos. Minha opinião é a seguinte: Acho que deve haver um movimento nacional de todas as guardas municipais a fim de incentivar a sociedade da importância e relevância das guardas municipais no contexto da segurança pública. As guardas deveriam parar de atender ocorrências policiais e deixar tudo para PM. Talvez assim se conseguiria alguma coisa, pois tenho certeza que o estado não daria conta do recado. Quem sabe assim o governo federal e os governadores passassem a olhar a guarda municipal com outros olhos

    ResponderExcluir