sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Dia Internacional da Cruz Vermelha é comemorado com a criação de Núcleo de Segurança

Dia Internacional da Cruz Vermelha é comemorado com a criação de Núcleo de Segurança

Dia Internacional da Cruz Vermelha é comemorado com a criação de Núcleo de Segurança

Por Assessoria de Comunicação
A criação do Núcleo de Pesquisa em Segurança Pública Municipal da Região Metropolitana da Baixada Santista, que irá apoiar o desenvolvimento de projetos e programas interdisciplinares de prevenção da violência e da criminalidade, em âmbito municipal, marcou as comemorações do Dia Internacional da Cruz Vermelha, em Santos, na noite desta segunda-feira, dia 5.
A iniciativa foi possível graças a assinatura do protocolo de intenções entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta), o Instituto de Pesquisa, Ensino e Consultoria Técnica em Segurança Publica Municipal (IPECS), a Cruz Vermelha Brasileira (filial Santos) e o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista (CONDESB).
O documento prevê a cooperação técnica em atividades de pesquisa, o desenvolvimento do banco de dados de segurança municipal e a utilização e aplicação de metodologias de treinamento e gestão administrativa.
De acordo com o presidente do IPECS, Sérgio França, “a Baixada Santista ganha muito com a criação do núcleo, uma vez que as pesquisas científicas que serão desenvolvidas permitirão o levantamento de dados inéditos relativos à segurança pública. Importante destacar também o engajamento da comunidade no sentido de colaborar com a melhoria do sistema de segurança coletiva”.
A Unisanta tem um longo histórico de ações voltadas à valorização dos direitos humanos. Há mais de uma década mantém parceria com a Cruz Vermelha, com a qual já participou de inúmeros projetos. “Essa instituição de ensino sabe lutar pelas causas humanas”, ressaltou o presidente da Cruz Vermelha, Edison Aléssio, que integrou a mesa de abertura ao lado de Sílvia Teixeira Penteado e Lúcia Teixeira Furlani, respectivamente, reitora e presidente da Unisanta, além de outras autoridades.
Núcleo de Pesquisa – O núcleo pretende desenvolver projetos de capacitação de gestores municipais em diversos conhecimentos, entre eles, análise de cenário e indicadores da violência no município, e realização de oficinas de instrução para pesquisadores e profissionais da área pública e/ou privada.
Antecipando a criação do Núcleo, a Unisanta lançou para 2012 o curso superior de Segurança Pública, na modalidade a distância, visando capacitar profissionais da área de segurança pública e privada, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida na região.
“O curso é inédito na Baixada Santista e está sendo oferecido na modalidade a distância, justamente para atender ao público da área de segurança, o qual não tem muita disponibilidade de tempo para frequentar os bancos universitários diariamente”, destacou a coordenadora do curso, professora Fabíola Adami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário